Regulamento da Competição


REGULAMENTO COPA CRISTÃ DE FUTEBOL DA SÉRIE A 2013.

Art. 1º – DA ORGANIZAÇÃO.
A Copa Cristã de Futebol de Campo da Série A (Primeira Divisão), será promovida pela LIGA ESPORTIVA CRISTÃ, na conformidade deste Regulamento.

Art. 2º – DA FINALIDADE.
Estimular a prática esportiva do futebol entre os jovens e adolescentes, promovendo a integração e o intercâmbio entre as diversas igrejas interdenominacionais de todas as cidades do Interior de São Paulo, fazendo com que as mesmas vejam a importância do esporte como uma ferramenta de evangelismo.

Art. 3° – DA PARTICIPAÇÃO.
Poderá participar da competição qualquer das igrejas evangélicas, independente da denominação, e limitada a um número de 8 (oito).

Art. 4° – DA INSCRIÇÃO.
 4.1 – O atleta terá que preencher todo o formulário de Inscrição e enviar para o banco de dados da Copa Cristã. Após ser confirmado seu cadastro enviaremos sua carteirinha de membro da Copa Cristã. Para que seu Pastor responsável   assine e preencha confirmando que o atleta é batizado ou membro atuante no mínimo de três meses naquela igreja.
4.2 – O líder da equipe também Levara ao seu pastor a “Autorização’  para que o mesmo possa assinar e autorizar a equipe a disputar  “Copa Cristã de futebol de Campo”
4.3 – Cada equipe poderá inscrever, no mínimo, 18 (Dezoito) atletas.
4.4 – A comissão técnica poderá ser composta, no máximo, por 3 (três) pessoas. São elas: Técnico, Auxiliar Técnico e um apoio. Só será permitido o treinador está em pé na orientação da sua equipe, dentro do seu espaço permitido.
4.5 – Somente poderão participar da competição, os membros BATIZADOS e  Frequentantes, atuante no mínimo de três meses naquela igreja. Apresentando o certificado de batismo, certificado de membro atuante no mínimo de três, 2 convidados Especial, com fichas individual  Assinado e reconhecido pelo Pastor Responsável da mesma, e pelo Presidente da L.EC.
4.6 – A equipe que inscrever atleta de outra igreja, sendo a igreja deste participante da competição, deverá apresentar autorização, por escrito, do Pastor da igreja desse atleta.
4.7 – Para a equipe confirmar a sua inscrição deverá pagar a taxa de inscrição.

ART 5° – DO DESLIGAMENTO DA COMPETIÇÃO.
5.1 – Será desligado da competição o atleta, o representante da equipe, o treinador, o médico ou massagista que agredir o trio de árbitros, a comissão organizadora ou qualquer atleta, inclusive de sua própria equipe.
5.2 – Será, também, desligado da competição o atleta que não cumprir com os dispositivos deste regulamento.
5.3 – O treinador que não cumprir as regras desse regulamento e não respeitar o seu espaço técnico será convidado a se retirar do campo de jogo pela direção do evento.

ART. 6º DA ARBITRAGEM.
6.1 – Não serão permitidas as lideranças das equipes terem o poder de veto em relação ao trio de arbitragem nos seus jogos.
6.2 – O atleta que necessitar de atendimento médico, terá, obrigatoriamente, que se retirar de campo e somente retornará ao mesmo, mediante autorização do árbitro.
6.3 – O atleta será advertido, verbalmente ou com o uso de cartão amarelo, a critério do árbitro, pelo seu comportamento inadequado.
6.4 – Poderá o árbitro aplicar o cartão vermelho se entender que o comportamento inadequado do atleta justifica tal cartão.
6.5 - A súmula com o relato do árbitro e o depoimento do delegado da partida, serão parâmetros INQUESTIONÁVEIS para apreciação e julgamento do ato disciplinar.

ART. 7º – DA DISCIPLINA.
7.1 – Todo e qualquer integrante de cada equipe deverá tratar o integrante de outra equipe, membro da comissão organizadora e arbitragem com respeito e lealdade, não sendo permitido qualquer tipo de ofensa.
7.2 – Mesmo que o atleta não esteja relacionado para o jogo, mas que esteja no local da competição, poderá ser advertido ou punido pela comissão organizadora, inclusive com o desligamento da competição, se for o caso.
7.3 – O atleta será punido pela arbitragem durante os jogos, ou logo após, se for o caso, podendo, ainda, dependendo da situação, ser punido pela comissão organizadora.
7.4 – Os integrantes das equipes poderão se for o caso, ser punidos pela comissão organizadora quando da prática de alguma infração.
7.5 – O atleta que receber cartão amarelo  pagará como multa uma Caixinha de Leite 1lt. Para o evento, ele só será suspenso com o recebimento do terceiro cartão amarelo. O  cartão vermelho, o atleta será suspenso da partida seguinte e pagara como multa um pacote de arroz 5kl. Para o evento.  À partida em que receber o cartão vermelho; os cartões serão zerados quando do início da segunda fase ( semi final), exceto o cartão vermelho que já o afasta por uma partida, no mínimo, e dependerá de julgamento.

ART 8° – DO UNIFORME.
8.1 – Durante os jogos os atletas deverão usar o uniforme oficial da equipe, como camisa numerada, short, meões, caneleiras e chuteiras.
8.2 - Pequenas diferenças nas meias dos atletas deverão ser informadas ao oficial da mesa, que autorizará ou não a participação do atleta.
8.3 - As camisas deverão ser numeradas.
8.4 No caso das equipes que vão se enfrentar estiverem com uniformes iguais, caberá à comissão organizadora providenciar a troca mediante o sorteio.

 ART 9°- Do Atendimento Médico
9.1 - A comissão organizadora não se responsabilizará pelo tratamento médico de qualquer natureza, que possam derivar de acidentes ocorrido no decorrer das partidas.
9.2 - A comissão organizadora recomenda aos participantes do evento uma preparação física antecipada e o controle médico adequado.

ART 10° – DA OBRIGATORIEDADE DAS EQUIPES.
10.1 – Cada equipe terá a responsabilidade de levar aos seus jogos, no mínimo, duas (2), bola para o aquecimento e para a realização do jogo, devendo estar em boas condições de uso.Cada equipe é responsável por suas bolas, do inicio ao termino do jogo. A diretoria da L.E.C não é responsável por nenhum desaparecimento de bolas durante o evento. Caso alguma bola tenha desaparecido do evento, de quaisquer equipes ou da organização, os mesmos terão que repor a bola na próxima rodada do evento, completando assim o número de bolas por jogo, Seis, (6).
10.2 – Cada equipe é responsável direta e indiretamente por seus atletas, dirigente e torcedores, sendo assim não é responsabilidade da Organizadora do evento nem de seus diretores e representantes a integridade física dos participantes dos eventos cabe a cada equipe participante saber se seus atletas possuem condições espirituais, físicas ,biológicas e emocionais para praticas esportivas.

Art. 11°  - Compete ao capitão:
a) Organizar, preparar e estruturar a sua equipe;
b) Tomar decisões em nome do grupo e representá-lo ao longo do campeonato;
c) Ser um elo de ligação entre sua equipe e a comissão organizadora;
d) Desempenhar a sua função de forma cordial, democrática e conciliadora junto ao seu grupo.
11.2 - É de competência dos capitães a verificação da regularidade de seus jogadores para as partidas.
11.3 Único: Deverá ter o controle dos cartões amarelos, vermelhos e demais punições de seus atletas.

ART 12° – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE. 



12.1 – Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais equipes na primeira fase, o critério para o desempate será na seguinte ordem:

1º) Maior número de vitórias;

2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols pró;
4º) Menor número de cartões vermelhos e amarelos durante toda a primeira fase.
5º) Sorteio público na sede da L.E.C, em dia e horário a serem determinados.

12.2 – Nas partidas semifinais, final e disputa de terceiro e quarto lugares ocorrendo empate no tempo normal de jogo, a decisão dar-se-á pela cobrança de 5 (cinco) tiros livres diretos da marca do pênalti, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.
12.3 – Ocorrendo, ainda, empate, será cobrado tiro livre direto uma para cada equipe até que se dê o desempate.

ART 13° – DA TABELA, DO LOCAL DOS JOGOS E DO MANDO DE CAMPO.


13.1 – As datas, horários e locais constantes da tabela só poderão sofrer alteração por determinação do Departamento Técnico da L.E.C.



13.2 – A L.E.C poderá antecipar ou adiar qualquer jogo constante da tabela, bem como alterar horários, para compatibilizar ou adequar à programação relativa ao calendário da Copa Cristã ou de força maior, desde que solicitado, expressamente, no mínimo com uma semana de antecedência, dando ciência às equipes envolvidas.
13.3 – Qualquer pedido para alteração de data, horário, ou local de jogo, somente será apreciado se o mesmo for formulado de forma expressa, pelas equipes interessadas, em até 8 dias antes da realização da partida programada.
13.4 – Não será permitido mudança de jogo que altere a seqüência das rodadas, exceto por motivo de força maior ou a critério da L.E.C

ART 14° – DA CONDIÇÃO DE JOGO.
14.1 – Observadas as disposições do Regulamento Geral das Competições da L.E.C, terão condição legal para os jogos da série A 2013 os atletas regularmente inscritos com a ficha de inscrição preenchida, e autorização do pastor.
14.2 – Prazo máximo de inscrição de atletas nas equipes será determinado pela L.E.C. Após essa data a comissão organizadora não permitirá a inscrição de mais nenhum atleta.
14.3 – Será elaborada a tabela da competição após ás 8 equipes confirmadas.
 14.4 - Os jogos serão disputados em 2 (dois) tempos de 25 minutos, com intervalos de 10 minutos para descanso. 
14.5 - Na primeira fase da competição, a equipe que não comparecer para o jogo no horário estabelecido (perdedora por W x 0), sofrerá as seguintes punições:
a) Perderá 3 (três) pontos na tabela de classificação. Ou seja, da sua pontuação serão retirados 3 (três) pontos.
b) As penalidades dos seus atletas por cartões vermelhos ou amarelos deverão ser cumpridas na primeira partida seguinte que ocorrer após sua ausência.
c) A equipe vencedora por W x O registrará a seu favor o placar de 3x0.
14.6 - Haverá um prazo de tolerância de 15 (quinze) minutos + 5m para partida começar.
14.7 – Caso haja interrupção de alguma partida por motivos imputáveis ao time vencedor, nova partida deverá ser realizada para que o tempo de jogo restante seja completado; caso haja interrupção por motivos imputáveis ao time perdedor, a partida será dada como encerrada, valendo o resultado do jogo naquele momento; caso haja interrupção por motivos alheios à vontade de ambas equipes, nova partida será realizada para completar o tempo restante do jogo.

14.8 – Caso haja interrupção de alguma partida, as despesas pela realização da nova partida ficará a cargo daquela equipe que der causa à interrupção; se a interrupção da partida for por motivos alheios à vontade das equipes, cada uma arcará com os gastos pela nova partida.



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